A necessidade de comprar gôndolas é um fato para qualquer negócio, tanto para supermercados, varejos e atacados.
Portanto, é fundamental que esse item seja comprado da maneira correta, preenchendo perfeitamente o local disponível para a exposição de mercadorias.
1 – Gôndolas para espaços pequenos
Se você quer saber onde comprar gôndolas, fale conosco para saber a melhor opção para montagem do layout de novos empreendimentos.
Sabendo disso, será preciso buscar pela melhor gôndola para compor o layout da sua loja a simplificar a exibição das mercadorias. Logo, se o espaço for pequeno, apostar em exposições verticais é solução.
Divida as gôndolas em categorias, como:
- Itens alimentícios e bebida;
- Itens de higiene pessoal e de limpeza de casa;
- Itens de vestuário infantil ou adulto e assim por diante.
A disposição deve ser feita em blocos e não por linhas. Para isso, cada categoria deve ser exposta de forma vertical, com sua variedade de produtos sendo dividida por zonas quentes e frias.
Os produtos de menor saída nas zonas frias, que é onde a maioria das pessoas acabam não dando tanta atenção. Enquanto que, nas zonas quentes, devem estar localizado os produtos de maior saída, geralmente sendo na altura dos olhos do consumidor.
2 – Características para levar em conta
O mercado possui diversos tipos de gôndolas, indo desde materiais diferenciados até gôndolas adaptadas para a demanda e a necessidade do seu negócio. Porém, existem 3 coisas que devem ser levadas em consideração ao realizar a compra:
- A resistência do material;
- Se há divisórias capazes de simplificar a divisão dos produtos expostos ou não;
- O tamanho ideal para o posicionamento da gôndola no seu estabelecimento.
Sobre a resistência, é indicado que se compre gôndolas de alumínio ou aço. Dê preferência para materiais que sejam resistentes, capazes de suportar qualquer peso que seja colocado em suas prateleiras.
Inclusive, confira se há divisórias de produtos, simplificando a identificação da mercadoria pelos seus clientes. Lembre-se que o público busca pela praticidade e economia de tempo.
Veja em nosso canal no Youtube as opções de gôndolas para lojas
3 – Opte pela boa iluminação
Uma boa iluminação para as gôndolas destaca mais os produtos, atraindo os consumidores e gerando mais vendas.
A iluminação é o fator principal para tornar frutas, legumes e vegetais com a aparência mais atrativa em supermercados. Portanto, se esse for o seu empreendimento, aposte nisso, evitando luzes azuladas ou esverdeadas que dão a impressão do item não estar maduro.
Se ela não é suficiente para destacar as mercadorias. Se for esse o caso da sua empresa, opte por:
- Pontos de luz nas gôndolas ou prateleiras;
- Luminárias estrategicamente posicionadas e com lâmpadas em tonalidade amarelada, evitando que o brilho seja excessivo no ponto focal.
Agora, se você deseja dar uma maior amplitude para o ambiente, além do jogo de iluminação, utiliza a técnica dos espelhos, capaz de criar a ilusão de um local maior. Aqui, aposte sua instalação em:
- Pilares que podem haver no negócio;
- No fundo das gôndolas, refletindo os itens que já estão expostos;
- Nas próprias paredes.
4 – Construa um planograma
Planograma é o posicionamento estratégico de cada produto na gôndola.
O planograma pode ser considerado uma das técnicas de merchandising dos empreendimentos, que envolve alguns detalhes de exibição, como:
- O espaço em que uma determinada mercadoria ocupará nas prateleiras;
- A melhor forma de exposição de cada item, podendo ser de forma horizontal ou da forma vertical, como já foi visto acima.
No entanto, será preciso analisar mais a fundo para determinar qual a melhor forma de exibição das mercadorias no seu estabelecimento, observando:
- O comportamento do consumidor e qual é o público predominante;
- As estratégias de concretização de vendas em cada setor e categoria de produtos;
- Como a experiência do cliente está no seu estabelecimento e maneiras possíveis para melhorá-lo.
Garantia da satisfação do cliente
Por fim, com grande experiência no mercado, a MVK reconhece que se consolidou através da fidelidade de seus clientes. Sempre recebendo os mais positivos retornos, criou um canal de relacionamento muito eficiente e humanizado, oferecendo uma experiência personalizada.
→ Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre todos os modelos de prateleiras e gôndolas para seu PDV.