Organizar produtos nas gôndolas é apenas uma das aplicações da gestão de categorias. Essa técnica tem se tornado imprescindível para o varejo, principalmente por ajudar a diminuir a ruptura.
Ao contribuir para a identificação dos hábitos de compra do shopper, a empresa pode se programar e apostar em categorias de produtos mais adequadas às suas necessidades.
Além disso, implementar essa estratégia traz uma série de benefícios, como o aumento do volume de vendas, a fidelização do consumidor, a conquista de novos clientes e a redução dos custos operacionais.
Quais os principais tipos de categorias?
Você já entendeu que categorias são grupos compostos por mercadorias similares ou substitutas organizadas para atender às demandas do cliente. Mas, além dessa classificação, podemos dividi-las em relação à sua capacidade de atrair consumidores ao negócio.
Destino
Seu negócio é visto como referência na venda de determinado produto? Nesse caso, o ideal é que eles sejam colocados em uma posição de destaque em relação aos demais. Uma padaria, por exemplo, pode ter os pães como foco e um pequeno empório, os vinhos e queijos.
Rotina
Nessa categoria, estão incluídos os produtos relacionados ao dia a dia do consumidor, como arroz, feijão e produtos de limpeza.
Ocasionais
Os produtos ocasionais apresentam oscilações de vendas ao longo do ano, ou seja, estão relacionados à sazonalidade. São exemplos os ovos de Páscoa e o Peru.
Conveniência
Já os produtos de conveniência atendem demandas pontuais do consumidor, como salgadinhos, lanches e bebidas.
Como gerir essas categorias com excelência?
Entender o conceito e a importância de implementar essa estratégia é apenas o primeiro passo para obter sucesso em seu negócio. A seguir, trouxemos as melhores práticas para gerenciar categorias com eficiência.
1- Defina as categorias
A primeira etapa do processo é a definição das categorias. Isso deve ser feito com base nas necessidades de compra do consumidor, como:
- supermercado: higiene, limpeza, perecíveis, frios;
- farmácia: medicamentos, higiene, cuidados pessoais, acessórios;
- loja de roupas: calças, blusas, vestidos, roupa íntima;
2 – Identifique o papel das categorias
O próximo passo é definir qual a importância de cada categoria para o negócio. Nessa etapa será utilizada a classificação apresentada anteriormente (destino, rotina, ocasionais e conveniência).
3 – Avalie o peso de cada categoria
O terceiro passo é uma das etapas mais importantes e se baseia na análise de dados sobre cada uma das categorias. Destaca-se que as soluções de visibilidade do varejo e do distribuidor fornecem dados de estoque e vendas por categoria, o que simplifica bastante a comparação do desempenho de cada item.
4 – Elabore metas para cada categoria
Com as informações em mãos, é hora de definir as metas qualitativas e quantitativas a serem atingidas pela categoria. Nessa etapa, é importante que o objetivo traçado seja coerente com as informações colhidas e, claro, com a real demanda do consumidor final.
5 – Formule uma estratégia e tática para cada uma
É hora de traçar as estratégias de marketing e de reabastecimento dos produtos. Observe que isso só é possível com uma atuação em conjunto dos envolvidos com a cadeia de suprimentos, afinal, todos precisam estar preparados para as ações que serão desenvolvidas no PDV.
Feito isso, basta identificar as táticas mais eficientes para cada grupo. Ou seja, a variação de marcas e produtos em uma mesma categoria, o preço a ser praticado, a apresentação nas gôndolas e as possíveis promoções para fomentar o consumo de determinado item.
6 – Execute e avalie os resultados
Depois de todas as etapas, podemos colocar o plano em prática. Para isso, é fundamental ter um cronograma, definir responsabilidades e registrar todos os dados de vendas.
Por fim, deve-se monitorar e avaliar os resultados alcançados. Lembrando que, o planejamento para cada categoria pode variar ao longo do ano, especialmente devido à sazonalidade.
Garantia da satisfação do cliente
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