Lançamento de produto: 6 passos para desenvolver uma estratégia de sucesso

Se você chegou até aqui é porque quer despertar o interesse dos clientes e promover o crescimento do seu negócio, não é? Pois então veio ao lugar certo! É de grande importância sempre pensar no próximo passo da sua marca e planejar o lançamento de produtos. Mas não pense que é só adicionar novos itens na sua loja e começar a vender. Desenvolver e apresentar uma ideia que seja atrativa para o público requer várias etapas de pesquisa e divulgação. Neste conteúdo, você vai conferir o passo a passo para criar uma estratégia de lançamento de produto de sucesso e impulsionar suas vendas!

1- Faça uma pesquisa de mercado

Antes do lançamento de um novo produto, é preciso fazer um estudo profundo do seu nicho de atuação, para entender as necessidades dos clientes, as tendências de consumo e a oferta e demanda pela sua solução.

Ao analisar esse cenário, você poderá encontrar oportunidades de mercado e ter uma noção prévia de como o seu produto será recebido pelo público.

2- Defina a sua buyer persona

Para nortear toda a sua estratégia de lançamento, é fundamental entender para quem o seu produto é destinado e quais são as suas principais dores e interesses.

Você pode fazer isso definindo a sua buyer persona, ou seja, o personagem semifictício do seu comprador ideal, criado a partir de pesquisas de mercado e entrevistas com clientes reais.

O perfil da sua persona deve incluir dados demográficos (idade, gênero, estado civil, classe social, educação e trabalho), assim como comportamentos de consumo, hábitos, necessidades e preferências do consumidor.

A partir da construção da buyer persona, você poderá identificar as melhores formas de alcançar e falar com os seus clientes ideais, direcionando a linguagem, os canais de comunicação e as estratégias utilizadas.

3- Analise a concorrência

Ao fazer a pesquisa de mercado, você provavelmente encontrou os principais concorrentes do seu segmento. Agora, é hora de fazer uma análise aprofundada desses players e das soluções que eles oferecem, observando os pontos fortes e fracos de cada um.

Isso permitirá identificar os diferenciais do seu produto em relação à concorrência e entender como a sua solução se encaixa no mercado.

Nesse ponto, a análise SWOT é uma excelente ferramenta para compilar todas as informações, analisando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio no setor.

4- Determine o preço do produto

A precificação é um importante passo para garantir o sucesso do seu lançamento de produto. Afinal, o público deve estar disposto a pagar pelo que você irá cobrar, para que as suas vendas, de fato, aconteçam.

Por isso, é essencial levar em consideração os preços sendo praticados pela concorrência, o valor agregado da sua solução e o perfil da sua persona.

Também devem ser calculados os custos diretos do produto, os gastos administrativos e as tributações do seu negócio, assim como a margem de lucro que você deseja obter com a venda do item.

5- Divulgue o lançamento do seu produto

Com a etapa de planejamento do produto pronta, você pode começar a estruturar um cronograma de ações de marketing para divulgar o seu lançamento, escolhendo os canais e formatos mais adequados para a sua persona.

Confira a seguir as melhores estratégias para usar na sua campanha!

Faça um pré-lançamento

Que tal criar um buzz sobre a sua novidade e instigar a curiosidade do público? Comece a divulgação do seu produto com antecedência, com o chamado pré-lançamento.

Você pode fazer teasers anunciando que em breve será lançada uma nova solução imperdível, sem dar muitos detalhes sobre o assunto, ou já introduzir o produto e começar a destacar os seus diferenciais.

De qualquer forma, o ideal é capturar a atenção dos consumidores, incentivando-os a ficarem atentos nos seus canais de comunicação para saberem mais sobre a novidade em primeira mão.

Divulgue nas redes sociais

Aproveite as redes sociais para promover ações interativas divulgando o seu lançamento. Atualmente, existem inúmeros recursos, hashtags e desafios para você engajar o público no Instagram e no TikTok, por exemplo.

Uma ideia bastante utilizada é sortear um produto para os seguidores que compartilharem uma foto do seu perfil. É uma forma simples de engajar a audiência, atrair novos consumidores e divulgar a sua campanha.

Para aumentar ainda mais o seu alcance, você também pode investir em anúncios pagos segmentados para o público que você deseja atingir, por meio de plataformas como o Facebook Ads.

Invista no Marketing de Influência

Os influenciadores digitais dominaram a internet, exercendo um grande poder de persuasão sobre a decisão de compra dos seus seguidores. Investir no Marketing de Influência, portanto, pode ser uma ótima estratégia para divulgar o seu produto nas redes sociais.

Faça parceria com influencers que sejam autoridade no seu nicho de atuação e que tenham uma boa reputação. Se você quer promover o lançamento da nova coleção da sua loja virtual de roupas femininas, por exemplo, o ideal é buscar influenciadoras reconhecidas no ramo da moda.

Invista em displays expositores no ponto de venda

O varejo tem e sempre terá espaço para muita criatividade e inovação. Afinal, estamos na década do entretenimento e do digital, e o PDV tem a capacidade de juntar tudo, nunca deixando de ser o maior ponto de contato entre uma marca e um consumidor.

Veja aqui qual o melhor display para o seu produto.

6- Analise os resultados do lançamento

Após o lançamento do produto, o seu trabalho ainda não acabou! Analise os indicadores de desempenho da sua estratégia, como o Retorno sobre o Investimento (ROI), para avaliar os resultados alcançados e ter insightsrelevantes para os seus próximos lançamentos.

Também vale pedir o feedback dos seus clientes, para entender se o produto atendeu às suas expectativas e o que pode ser melhorado em todo o processo de planejamento e divulgação.

Por fim, com grande experiência no mercado, a MVK reconhece que se consolidou através da fidelidade de seus clientes. Sempre recebendo os mais positivos retornos, criou um canal de relacionamento muito eficiente e humanizado, oferecendo uma experiência personalizada.

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