Exposição de produtos: 8 passos para obter mais vendas!

Melhore sua exposição de produtos em 8 passos

A exposição de produtos no PDV é uma das técnicas mais importantes quando o assunto é se relacionar com seu cliente e consequentemente, vender mais. Fizemos um artigo com 8 passos para expor seus produtos de maneira mais assertiva e lucrar muito mais!

1. Limpeza e organização, sempre!

Vamos começar com o básico. O cliente deve sentir-se bem ao entrar e ao se locomover por sua loja. Por isso, esteja atento para manter o ambiente sempre limpo e com os produtos dispostos em seus devidos lugares. Isso reduz drasticamente a possibilidade de abandonos, reclamações ou desistências de compra por parte dos consumidores.

Além disso, a organização o ajuda a encontrar o que procura com muito mais facilidade, sem a necessidade de ficar dando voltas e voltas atrás do produto no PDV. Lembre-se: a experiência do cliente com sua loja irá ditar a decisão de compra. Em uma pesquisa da empresa Salesforce com mais de 8 mil pessoas, divulgada em 2020, 84% dos entrevistados afirmaram que a experiência de compra é tão ou mais importante do que o produto oferecido. Reflita: qual experiência você está fornecendo a seus clientes?

2. Separe produtos por categoria

Repetindo: o consumidor precisa ter facilidade para encontrar e identificar cada produto. Categorize os itens de maneira organizada, por finalidade de uso, por exemplo. É interessante também, em alguns casos, posicionar próximo produtos que se complementam (como parafusos e porcas, por exemplo).

Dica extra: foque expor os produtos na altura dos olhos. Essa é a altura ideal para atrair a atenção de seus clientes e, consequentemente, aumentar as chances de venda.

3. Capriche na vitrine

Dizem que a primeira impressão é a que fica, então nada melhor do que investir no seu maior cartão de visitas: a vitrine da loja. Sabemos que nem toda loja possui uma vitrine, mas, se você tiver, utilize-a para destacar seu mix de produtos, expondo itens de tamanhos e finalidades diferentes.

Mas lembre-se: sua vitrine deve ser bonita visualmente – não exagere na quantidade de produtos, para evitar transformá-la em um ambiente desorganizado, e nem deixe-a vazia. Encontre o meio termo entre atrativa e funcional.

4. Sinalize nomes e preços

Essa dica é uma das mais importantes da lista. Em meio a tantos produtos diferentes, com materiais e finalidades semelhantes, é fundamental identificar claramente cada um deles. As principais informações como preço, nome do produto e especificação técnica, devem estar escritas logo à frente da gôndola de exposição do produto para simplificar o processo de compra.

Outra dica importante: destaque produtos em promoção com etiquetas de cores diferentes e chamativas. Essa técnica é extremamente eficaz para cativar os clientes e causar uma sensação de imediatismo, também fortalecendo a compra por impulso.

5. Mantenha itens próximo ao caixa

Temos outra dica infalível: sempre instale gôndolas com produtos em embalagens avulsas, e mais baratos, próximo ao caixa. Essa técnica de exposição é muito utilizada por supermercados, e os resultados são surpreendentes. De acordo com pesquisa do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), de 2017, 37% dos entrevistados compraram algo que não estava em sua lista e de que não precisavam.

6. Aposte em materiais de PDV

Displays, gôndolas, balcões e outros materiais de PDV são infalíveis na hora de deixar sua loja mais atrativa, destacar categorias específicas de produto e “guiar” os clientes pela loja de acordo com sua estratégia de vendas. Fale com a MVK para ver qual a melhor solução em PDV para sua empresa.

7. Invista em iluminação

Pode até não parecer nada de mais, mas acredite: as luzes desempenham um grande papel na percepção que seus clientes têm da sua loja. Um ambiente muito escuro, além de dificultar a procura por produtos, faz com que os clientes sintam-se menos “acolhidos” ao andarem em seu ponto de venda.

A iluminação também é fundamental na exposição de produtos. Utilize pontos de luz para chamar o olhar e destacar linhas específicas, com foco em promoções, lançamentos e produtos que precisam girar no estoque.

8. Conheça seu cliente

Você sabe o que seus clientes precisam e procuram? Sem essas informações, todas as demais dicas terão sido em vão. Pergunte e pesquise. Com essas informações, você saberá quais produtos podem ficar em foco na vitrine e no interior da loja, quais itens podem ficar próximo ao caixa, o que pode ser destacado por iluminação ou materiais de PDV.

Lembre-se: a exposição de produtos é apenas uma maneira de atrair a atenção dos consumidores – e, para isso, você precisa entender claramente o que eles querem ver.

Por fim, com grande experiência no mercado, a MVK reconhece que se consolidou através da fidelidade de seus clientes. Sempre recebendo os mais positivos retornos, criou um canal de relacionamento muito eficiente e humanizado, oferecendo uma experiência personalizada.

→ Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre todos os modelos de displays, prateleiras e gôndolas para seu PDV.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Posts Relacionados