De acordo com uma pesquisa da Globo, 52% dos consumidores realizaram compras na Black Friday 2021 apenas em lojas físicas ou, então, em lojas físicas e e-commerce ao mesmo tempo. Para a próxima edição do evento, 71% consideram uma boa alternativa a opção de comprar on-line e retirar na loja.
Isso demonstra que o varejo precisa reforçar a estratégia omnichannel. Com essa informação em vista, vamos às dicas para preparar sua empresa para a Black Friday deste ano:
1. Conheça o seu público
O primeiro passo (e um dos mais importantes) é manter um cadastro atualizado de sua base. Isso ajuda a compreender os interesses de cada consumidor, o que abre oportunidade para campanhas mais personalizadas.
Se a loja já conta com um CRM de qualidade, é possível resgatar, por exemplo, o histórico de compras dos clientes antigos, a frequência de compra e até mesmo o saldo em cashback disponível de cada pessoa. Com base no perfil do cliente, dá para criar campanhas promocionais, antecipar algumas ofertas e oferecer vantagens para os compradores mais fidelizados.
2. Saia na frente
A pesquisa Termômetro do Consumo aponta que os clientes começam a pesquisar, com até um mês de antecedência, produtos e serviços para adquirir na Black Friday. Portanto, o impacto começa bem antes da sexta-feira, até porque a antecipação da data já é uma realidade no varejo.
De qualquer modo, é a partir da segunda semana de novembro que as buscas ficam mais fortes. Assim, as semanas anteriores ao evento são decisivas para engajar o público e conquistar mais clientes para sua loja física.
Lembrando que a Black Friday 2022 acontece oficialmente no dia 25 de novembro, embora algumas redes varejistas estendam as ofertas durante o fim de semana.
3. Mapeie os itens mais procurados do seu segmento
O levantamento da Globo também indica quais são as categorias com maior intenção de compra neste ano. Acompanhe:
- Roupas e acessórios (34%);
- Smartphone (33%);
- Eletrônicos (33%);
- Calçados (27%);
- Eletrodomésticos (27%).
Contudo, é importante ir além das pesquisas de mercado. O seu CRM pode oferecer dados mais precisos sobre o perfil de consumo dentro de seu segmento de atuação, como histórico de compra no período anterior e itens no carrinho do e-commerce.
A partir dos produtos historicamente mais vendidos e mais procurados, é possível desenhar estratégias para o mês inteiro.
Lembre-se: mapear a intenção de compra dos clientes é determinante não só para planejar as promoções e estratégias de ativação ao longo da Black Friday, mas até mesmo para ajustar o estoque de acordo com a demanda. Afinal, chegar à loja e não encontrar o produto desejado pode ser uma experiência frustrante para o consumidor.
4. Registre novos clientes
Uma data promocional como a Black Friday é um ótimo momento para reforçar a cultura de cadastro dos clientes. Aproveitando que novos consumidores passam pela loja, identifique-os no momento de finalizar a compra, solicitando e-mail ou número de WhatsApp.
Caso a pessoa aceite fornecer esses dados – e aqui é essencial contar com o consentimento –, ela poderá entrar na base da empresa. Logo, ela se torna um potencial target para futuras campanhas.
5. Vá além dos descontos
O público da Black Friday procura boas ofertas, mas não só isso. Conforme a pesquisa da Globo, os maiores motivadores de compra nas lojas físicas são preço (para 58% dos entrevistados), variedade de produtos(40%) e flexibilidade de pagamento (27%).
Sendo assim, procure ampliar as opções para seus clientes. Disponibilize condições facilitadas de pagamento – PIX, parcelamento sem juros no cartão de crédito ou o que for mais adequado para a jornada.
Considerando a experiência omnicanal, também é interessante investir em alternativas que facilitem o dia a dia do consumidor. Alguns exemplos são a compra antecipada por WhatsApp e o pedido on-line com retirada na loja física.
6. Reforce o treinamento da equipe
Outro insight do estudo é que o contato com o vendedor na loja física costuma ser mais esclarecedor no momento da compra, em comparação aos pedidos online. Numa escala de 1 a 5, essa afirmação recebeu nota 3,6.
Desse modo, a equipe tem que estar pronta para atender às expectativas do público com agilidade, simpatia e disposição. Portanto, invista no treinamento de seus colaboradores, garantindo uma venda consultiva de verdade.
7. Aproveite as oportunidades pós-Black Friday
Tópico muito importante para prestar atenção: mesmo depois que a data passar, o trabalho de fidelização de clientes continua. Chega o momento de atuar no pós-venda.
Você pode enviar uma mensagem de WhatsApp ou e-mail à pessoa para saber se ela gostou do produto. Uma pesquisa de satisfação também ajuda a entender se a experiência de compra foi de acordo com as expectativas do cliente.
Outra dica é aproveitar a proximidade do Natal para enviar novas ofertas. Se tiver cupom de desconto ou cashback, então, melhor ainda. Mas essas estratégias devem fazer sentido para o perfil do cliente em questão, então você precisa planejá-las de acordo com os dados mapeados.
Aqui, a intenção é tanto construir relacionamento com os novos clientes conquistados quanto melhorar o relacionamento com os clientes antigos. Veja algumas ideias do que você pode fazer:
- Rentabilizar o Custo de Aquisição por Cliente e focar esforços no Lifetime Value (LTV);
- Estimular novas vendas a partir de estratégias de CRM;
- Transformar leads que não foram convertidos na Black Friday em first time buyers no futuro;
- Enviar ofertas personalizadas nas próximas datas comemorativas.
8. Mensure os resultados
Depois que a Black Friday 2022 passar, você deve recorrer aos dados do CRM para avaliar os resultados e fazer uma nova análise de clientes. Verifique:
- Se o ticket médio aumentou;
- Se o movimento na loja atendeu às expectativas;
- Quantos novos leads e clientes entraram na sua base;
- Quantos consumidores antigos retornaram no período;
- Quais estratégias funcionaram melhor.
Essa etapa serve para aprender com o próprio desempenho. O que está bom deve ser mantido. Agora, caso algum ponto da campanha não tenha dado tão certo, sempre é possível ajustá-lo para o ano que vem.
Por fim, com grande experiência no mercado, a MVK reconhece que se consolidou através da fidelidade de seus clientes. Sempre recebendo os mais positivos retornos, criou um canal de relacionamento muito eficiente e humanizado, oferecendo uma experiência personalizada.
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