O que é PDV e qual a importância para o seu negócio

O PDV é uma sigla para Ponto de Venda e é estratégico para o sucesso de uma empresa. É lá que você vai receber os clientes, apresentar os seus produtos e persuadir a comprar. É o local em que a tomada de decisão da compra acontece e que, portanto, deve integrar suas estratégias de marketing e vendas.

Mas você sabe do que estamos falando? PDV é o ponto de venda, o espaço em que as empresas vendem seus produtos ou serviços. Pode ser uma loja física ou online, pode ser um estabelecimento próprio ou compartilhado, pode ser de apenas uma ou de várias marcas, mas o objetivo principal do PDV é sempre o mesmo: fechar negócio com o cliente.

Quais são os tipos de PDV?

PDV físico x PDV online: PDV físico é o que logo costumamos pensar quando falamos em ponto de venda. No marketing, o PDV costuma se referir às lojas físicas, shopping centers, supermercados etc., em que o consumidor comparece presencialmente para fazer suas compras. Porém, a popularização do e-commerce criou também o PDV online. Trata-se das lojas virtuais, marketplaces, aplicativos, social commerce e outros ambientes virtuais em que as empresas exibem produtos e efetuam suas vendas.

Loja própria x Loja de terceiros x Loja colaborativa: O PDV também pode ser um espaço próprio da empresa, seja na internet, seja na cidade. Nesse caso, é a empresa quem gerencia a loja, geralmente em um imóvel próprio ou alugado (lojas físicas) ou em uma plataforma de e-commerce (lojas virtuais). Mas também é possível ter um ponto de venda em espaços de terceiros. É o que acontece quando a loja se instala em um shopping da cidade ou em um marketplace na internet. A empresa administra a sua loja, mas tem uma infraestrutura pronta para exibir os produtos e fazer as vendas. Outra possibilidade é ter um PDV colaborativo, em que diferentes empresas dividem o espaço e os custos do ponto de venda. Essa solução é muito usada por marcas autorais ou de produtos artesanais, que tenham perfis de clientes semelhantes.

Lojas exclusivas x Lojas multimarcas: O PDV também pode ser exclusivo de uma marca — nesse caso, todos os produtos do ponto de venda são de uma única marca, como acontece quando você vai a uma loja da Farm, da Melissa ou da Hering. Mas o PDV também pode ser multimarcas, ou seja, vender produtos de várias marcas e fornecedores. É o que acontece quando você vai a uma loja da Ri Happy ou da Kalunga. 

Para cada tipo de PDV existe uma estratégia diferente de marketing para engajar vendas. No PDV físico utilizamos técnicas de trade marketing, organizando produtos por categorias, displays expositores e materiais chamativos para persuadir o consumidor. Veja nosso portfólio de displays expositores aqui.

Garantia da satisfação do cliente

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