Você sabe o que é arquitetura de varejo?
Decidimos portanto, entrevistar duas colaboradoras dentro da empresa para saber mais sobre os benefícios da arquitetura de varejo.
De acordo com Gisele, da MVK, o arquiteto que atua neste ramo comercial projeta e executa espaços de trabalho para todos os tipos de segmentos de negócio.
“O consumidor está mais exigente. Ao entrar em uma loja não pensa apenas em comprar. Ele quer uma experiência de consumo agradável e isso quer dizer: conhecer, interagir com os produtos e explorar o ambiente. A missão da arquitetura comercial é oferecer uma experiência ao consumidor e não apenas um espaço arrumado e agradável para os clientes
O objetivo dos projetos é, muito mais que apenas atrair consumidores, é mantê-los interessados desde o primeiro contato, e fidelizar cada um com essa experiência.”
Segundo Gisele, os principais benefícios são:
Espaço bem aproveitado
Quando é feito o layout de uma loja, a ideia é aproveitar o tamanho do ambiente da melhor forma possível, otimizando os espaços disponíveis e garantindo que tudo tenha seu devido lugar. Ficando assim um ambiente agradável, organizado e funcional.
Ambiente com identidade
Aproveitando bem o espaço, organizando, setorizando e escolhendo com cuidado o estilo e os materiais, pode se criar um ambiente com uma identidade forte, onde cada cliente possui a sua própria característica.
Aperfeiçoamento do trabalho entre colaboradores
Um ambiente organizado e bem planejado impacta positivamente no bom desempenho das atividades dos seus colaboradores. Produtos posicionados corretamente e em lugares previamente determinados, estoque devidamente alinhado e com layout funcional fazem com que os profissionais desempenhem melhor as suas demandas, com mais eficiência e em menor tempo.
Agilizando estes processos, o colaborador consegue oferecer um atendimento mais eficiente e assertivo, auxiliando numa experiência de compra mais efetiva.
Segurança e economia
Com o projeto se evita erros e ainda planeja os gastos da loja, definindo a quantidade necessária de materiais para evitar desperdícios ou a falta deles.
Também auxilia na escolha das marcas e materiais que proporcionarão o melhor custo benefício, além de melhorar a acessibilidade aos produtos, visa posicionar itens similares e que se complementam próximos uns aos outros, fazendo com que os clientes a comprem mais.
Afinal, quando você direciona os clientes corretamente aos produtos, permite um maior crescimento das vendas e também ajuda os consumidores a gastarem menor tempo nas compras
Qualidade e funcionalidade
Um dos principais objetivos com o projeto é contribuir para proporcionar ambientes confortáveis, atrativos e convidativos, com qualidade e funcionalidade, isso com o intuito de atrair clientes a consumir mais. Pois quando o cliente se sente bem ao chegar a um ambiente comercial, as chances dele fechar negócio aumentam. Afinal, um lugar com uma boa arquitetura e decoração oferece uma experiência agradável e suficiente para atribuir credibilidade ao empreendimento.
De acordo com Ariana, outra colaboradora da MVK, o desenho arquitetônico é uma parte importante e essencial em projetos de lojas.
“Acredito que em diversos casos, o sucesso do pontos de venda está ligado diretamente ao projeto que foi feito e pensado para o local. Um bom projeto de arquitetura comercial oferece uma agradável experiência, passando credibilidade a loja e consequentemente favorecendo nas vendas.”
Segundo Ariana, os principais benefícios de se fazer um projeto de arquitetura são:
Disposição adequada do mobiliário
A disposição do mobiliário deve ser adequada: Mobiliários pequenos e baixos sempre posicionar na frente e parte central da loja, Mobiliários grandes e volumosos recomendamos expor no fundo da loja, desta forma não poluímos o espaço e a visibilidade do cliente.
É também importante se preocupar com a visão do cliente e a visão dos atendentes da loja.
Além disso, o cliente precisa ter visibilidade dentro da loja, enxergar os setores de longe e conseguir se localizar com facilidade.
Facilidade na setorização dos produtos
Características como essas estão diretamente ligadas às vendas, e se bem montadas, tendem a funcionar muito bem. Um exemplo prático e que funciona super bem é a disposição de alguns itens próximo ao caixa de supermercado, itens pequenos, doces e guloseimas, para induzir as compras por impulso.
Quando o consumidor entra na loja procurando um produto específico, no caminho ele encontrará diversos outros produto que também podem lhe servir. Um ótimo exemplo, em uma loja de material de construção; as tintas devem estar próximas dos acessórios de pintura… e em uma drogaria as fraldas infantis devem estar próximas de produtos de bebê.
Espaço de circulação e acessibilidade
Outro ponto importante é pensar no fluxo de pessoas, definir os tamanho dos corredores, prever e se preocupar com áreas de muito movimento. Todos esses pontos são estudados dentro da arquitetura de varejo.
Pontos estratégicos dentro da loja
Em alguns setores específicos, é natural ter maior concentração de pessoas e é preciso pensar em posicionar algum atendimento próximo a essas áreas. Um balcão de troca e informações na entrada da loja e alguns atendimentos espalhados na área de auto serviço.
Gostaram das dicas da Gisele e da Ariana? Nos acompanhe que em breve teremos mais entrevistas!
Garantia da satisfação do cliente
Por fim, com grande experiência no mercado, a MVK reconhece que se consolidou através da fidelidade de seus clientes. Sempre recebendo os mais positivos retornos, criou um canal de relacionamento muito eficiente e humanizado, oferecendo uma experiência personalizada.
→ Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre todos os modelos de displays, prateleiras e gôndolas para seu PDV.