A gestão financeira é essencial para toda pessoa que deseja investir e administrar melhor seu dinheiro e assim conquistar o equilíbrio financeiro. Por isso a MVK está promovendo um curso de educação financeira para seus colaboradores em parceria com a empresa Zuvia, uma empresa de finanças digitais de São Paulo. O curso é totalmente gratuito. Para saber mais sobre o que a Zuvia faz, segue um conteúdo breve sobre “ativos digitais”
Introdução: Ativos digitais
Ativos digitais são arquivos ou recursos disponíveis no ambiente eletrônico que têm valor para um indivíduo ou organização. Eles podem incluir desde conteúdo de sites e contas de mídia social até fotografias digitais e imagens de vídeo, passando ainda pelos ativos financeiros digitais. Enquanto alguns ativos podem ter apenas valor pessoal, outros podem ser bastante valiosos para empresas.
Por exemplo, fotografias ou vídeos de alta qualidade dos produtos ou serviços de uma organização podem ser usados para fins de marketing, enquanto o conteúdo do site bem elaborado pode ajudar a atrair novos clientes. Neste contexto, por se tratar de arquivos digitais e não físicos, as empresas têm se preocupado cada vez mais com o gerenciamento desses dados.
Além desse tipo de conteúdo, existem também os ativos dentro do universo financeiro digital, que incluem investimentos, ações financeiras e criptomoedas, por exemplo. Aqui, podemos citar ainda os NFTs (Non-fungible Tokens ou tokens não fungíveis, na tradução livre), ativos criados com base na tecnologia blockchain para representar um objeto real, com dados únicos e insubstituíveis.
Sendo assim, os ativos digitais podem ser entendidos como todos os recursos que apresentam um valor e uma capacidade de retorno financeiro, e que podem ser armazenados, transferidos e até comercializados pelo ambiente eletrônico.
Qual a importância desses ativos?
Os ativos apresentam grande importância estratégica para a organização, especialmente na área de marketing e de relacionamento com o cliente. Com o público cada vez mais presente no ambiente virtual, os conteúdos publicados em sites e redes sociais passam a ter ainda mais relevância dentro das técnicas de posicionamento de marca no marketing digital. Sendo assim, qualquer ativo digital torna-se parte do patrimônio da empresa, assim como qualquer outro elemento físico.
No cenário atual, com o movimento da digitalização fortalecido e crescente, eles são tão fundamentais para as atividades da organização quanto as estruturas físicas. Pensando nos investimentos, a importância dos ativos digitais está diretamente relacionada à acessibilidade das aplicações financeiras. São esses ativos que trouxeram um processo menos burocráticos e bem mais simples para o público interessado no universo dos investimentos, ampliando o alcance de pessoas pela facilidade e também pela praticidade de ser realizado no ambiente digital.
Para quem o investimento em ativos digitais é indicado?
É possível encontrar diferentes tipos de investimentos em ativos digitais no mercado, com níveis de risco variados entre si. Sendo assim, há opções para qualquer perfil de investidor.
Dentro do universo das aplicações financeiras, existe uma classificação com três perfis de investidores. São eles:
– conservador;
– moderado;
– arrojado.
As aplicações em criptomoedas, por exemplo, são mais indicadas para investidores de perfil arrojado, que buscam ganhos mais altos e não se importam de fazer investimentos com riscos mais elevados.
Mesmo apresentando algumas opções mais estáveis, os criptoativos tendem a sofrer variações maiores e, portanto, serem mais arriscados.
Por isso, pensando em um perfil conservador, que prioriza a segurança de suas aplicações, são indicadas as ações mais estáveis, como os tokens atrelados a dívidas do governo, por exemplo.
O investidor moderado está no meio desses dois perfis, apresentando uma predisposição para se arriscar um pouco mais do que os investidores conservadores, mas ainda assim buscando uma certa segurança nos ativos escolhidos.
Neste caso, uma boa opção pode ser aplicar valores mais baixos em criptomoedas. Apesar de serem investimentos mais voláteis, é possível comprar apenas frações desses ativos, permitindo que o usuário aplique em um ativo mais rentável sem correr grandes riscos. Dessa forma, o investidor consegue entender melhor as oscilações do mercado antes de aumentar os investimentos na aplicação digital.
Gostou do tema? Se você quiser saber mais sobre ativos digitais, entre em contato com a Zuvia, eles poderão te dar todo o suporte e informações que precisar!
Para falar com o time, acesse: https://www.zuvia.com.br/
Garantia da satisfação do cliente
Por fim, com grande experiência no mercado, a MVK reconhece que se consolidou através da fidelidade de seus clientes. Sempre recebendo os mais positivos retornos, criou um canal de relacionamento muito eficiente e humanizado, oferecendo uma experiência personalizada.
→ Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre todos os modelos de prateleiras e gôndolas para seu PDV.