Gerenciamento por categoria no PDV: O que é e como funciona

O que é o gerenciamento por categoria?

O Gerenciamento de Categoria é uma metodologia presente no modelo ECR (Efficient Consumer Response), ou seja, Resposta Eficiente ao Consumidor. Trata de um processo de uma parceria entre varejista e fornecedor para definir as categorias de produtos em cada ponto de venda conforme a necessidade que atendam (ex: matinais, beleza, limpeza) e gerenciá-las como se fossem unidades estratégicas de negócios.

O método procura aumentar as vendas e a lucratividade através de esforços para agregar maior valor ao consumidor final. Existe um trabalho de entender muito bem quem é o cliente e o que ele precisa, além de se executar ações focadas em otimizar a área de vendas da loja, de forma que a rentabilidade dos produtos seja ampliada.

Entre as ações práticas, no Gerenciamento de Categoria há a possibilidade de gerar uma melhor organização dos produtos na loja conforme o que o cliente precisa, mantendo, entre outros, disponibilidade de estoque, boa sinalização e preço adequado ao público-alvo.

Um exemplo, seria olhar estrategicamente para a categoria alimentar e entender que é estratégico que ela esteja situada em uma área próxima à categoria de bebidas.

Outro exemplo seria segmentar a categoria de bebidas em subcategorias, como alcoólicas, fermentadas, destiladas, não alcoólicas, isotônicas, carbonatadas, não carbonatadas, etc. Ou ainda, trabalhar os SKUs, ordenando produtos por variáveis de embalagens, sabores, cores, fragrâncias, etc.

O que analisar no gerenciamento por categoria?

Com os dados em mãos é preciso analisá-los, questionando o que cada um traz de insight para a definição da categoria. Em seguida, é necessário planejar, propor e executar ações para otimizar a venda do produto.

Procure observar estes fatores:

1. Sortimento

Quais produtos são relevantes para seus consumidores e, ao mesmo tempo, para atingir os objetivos do negócio;

2. Reposição

Como fazer para que os itens sempre estejam em estoque, evitando rupturas;

3. Preços

Quais os preços que serão trabalhados para o consumidor final dos produtos da categoria analisada;

4. Promoção

Quais serão as promoções realizadas e canais utilizados na divulgação;

5. Apresentação

Como a categoria será apresentada na gôndola da loja, onde ficará situada, qual o layout, itens próximos, etc;

6. Novos produtos

Como identificar novas oportunidades de vendas e tendências de mercado.

Vale lembrar que o mercado do varejo está em constante transformação e, para manter um processo de gerenciamento de categoria otimizado, é preciso acompanhar essas mudanças.

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