O que é neuromarketing e como aplicá-lo no PDV?

O que é neuromarketing?

Por que o consumidor prefere uma marca? Por que ele compra (ou deixa de comprar) um produto? Quanto uma pessoa está disposta a pagar por determinado serviço?

O neuromarketing é um campo de estudo que busca responder essas e diversas outras questões com a ajuda da neurociência. O termo foi cunhado no início dos anos 90, nas obras de Gerry Zaltman, da Universidade de Harvard.

A indústria de neuromarketing, por sua vez, despontou em 1991. Foi quando gigantes do mercado, como a Coca-Cola, contrataram laboratórios de universidades dos Estados Unidos para analisar a eficácia de propagandas e anúncios.

O neuromarketing nada mais é do que aplicar as tecnologias de neurociência para fins do marketing. Sua utilidade está pautada na aplicação de tomografia cerebral para identificar as reações geradas no cérebro humano quando as pessoas recebem determinados estímulos.

Através de testes de ressonância magnética é possível medir a dilatação da pupila, a resposta muscular e a temperatura da pele de um indivíduo quando ele é estimulado.

O neuromarketing, então, usa essas informações para estimar o tempo de resposta, a frequência e a localização da atividade neuronal, visando assim otimizar seus anúncios e estratégias de comunicação.

E como podemos aplicar isso à nossa realidade?

A seguir, confira três diferentes ações para quem deseja aplicar os pontos do neuromarketing no PDV:

1. Aposte em soluções simples e criativas

O cérebro reptiliano é simples e não ligado a coisas abstratas. Na hora de chamar a atenção no PDV aposte em soluções criativas e que passe a mensagem do branding de forma simples.

2. Não esqueça de colocar emoção no momento da compra

Apelar para as emoções, às vezes, pode ser útil. De acordo com a pesquisa feita pelo SPC Brasil e Confederação nacional dos dirigentes lojistas, quase 60% das pessoas realizam compras por impulso, ou seja, em um momento de emoção. As técnicas são muitas, mas você pode usar de humor ou reconhecimento do problema.

3. Utilize ambientes que passem o valor imensurável do seu produto

Um PDV organizado e com comunicação clara ajuda o consumidor encontrar o que ele precisa e fortalece o branding, isso faz com que ele dê mais valor ao seu produto. Invista em displays e ambientes criativos e que passem a mensagem correta da sua marca.

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