Na hora de realizar uma compra importante, você se arrisca em um comércio completamente novo ou costuma comprar de uma empresa que já conhece? Daí vem a importância de fidelizar os seus clientes. Oferecer confiança e lealdade ao consumidor fará com que ele retorne mais vezes.
Segundo o Sebrae, fidelizar clientes é mais vantajoso e barato do que investir em estratégias de atração de novos consumidores.
Assim, clientes felizes e satisfeitos te ajudam a conquistar consumidores potenciais e isso é fundamental para alcançar o sucesso.
Além disso, vale ressaltar que hoje, o consumidor não busca apenas um produto de qualidade, mas sim uma experiência satisfatória.
O que significa fidelizar um cliente?
Fidelizar significa tornar o seu produto ou serviço completo, especial, diferenciado e carregado de qualidade a ponto do cliente sentir vontade e necessidade de manter relações de negócios frequentes com a sua empresa.
Para atingir esse ponto, é importante estabelecer um conjunto de ações estratégicas capazes de fazer com que os seus clientes continuem comprando com frequência.
Por isso, saber como fidelizar clientes garante o sucesso do seu empreendimento, pois não adianta atrair novos clientes e sempre perdê-los após a compra.
Mas como fidelizar o cliente na prática? Para isso, entender como fidelizar clientes está diretamente ligado à excelência nos relacionamentos. Assim, possibilitar uma nova experiência para os consumidores e para a empresa é essencial.
Confira as dicas:
1 – Atendimento de qualidade: Linguagem corporal, postura atenciosa e bom humor!
Tratar o seu cliente como se ele fosse único, ouvindo o que ele tem a dizer e dando total atenção é o primeiro passo para um atendimento de qualidade. Às vezes esse tópico pode passar despercebido na correria do dia a dia, dentro de uma empresa.
O cliente precisa identificar seu interesse e disponibilidade para resolver os problemas, dúvidas e dar informações necessárias.
Para isso, quando o atendimento for presencial, é muito importante que o seu time se atente à postura: Ações como cruzar os braços ao conversar com o cliente pode passar a impressão de que não há interesse no que ele tem a dizer, por exemplo.
Além disso, mantenha a simpatia, educação, bom-humor e também se atente à linguagem corporal.
2 – Entenda a intenção de compra do seu cliente
Vender não é apenas apresentar um produto, mas sim entender o que o seu cliente deseja dele. Nem sempre compramos “coisas”, mas sim situações e sensações que o objeto pode proporcionar.
Assim, antes de apresentar inúmeros equipamentos ou serviços para o cliente, atenda primeiro a necessidade específica que ele apresenta. Dessa forma, a equipe de venda poupa tempo apresentando itens que não serão comprados por não atender a necessidade.
Esse detalhe é muito importante para que o cliente retorne pois atribui um caráter de preocupação e entendimento real das suas dores, além disso, eles entendem que encontraram o lugar certo para comprar com essa prática.
3 – Crie uma experiência única
Oferecer ao seu cliente uma experiência única durante a compra é muito importante. Para isso, ele precisa ter certeza de que está adquirindo um item ou serviço de qualidade, confiar na empresa e se sentir especial.
Dessa forma, entender o problema real ou a necessidade e apresentar uma solução eficaz é essencial.
Além disso, manter um relacionamento com o cliente após a compra é muito importante, seja para tirar dúvidas, apresentar outros produtos e até mesmo criar um programa de fidelidade.
4 – Invista em Tecnologia
No passado os vendedores passavam de casa em casa e guardavam as informações dos seus clientes de forma bem precária.
Hoje, com o avanço da tecnologia, as empresas contam com uma carteira de clientes muito maior e o uso de ferramentas para ajudar no atendimento se torna essencial. Utilize a tecnologia a seu favor, crie laços com seus consumidores, informações e promoções.
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Garantia da satisfação do cliente
Por fim, com grande experiência no mercado, a MVK reconhece que se consolidou através da fidelidade de seus clientes. Sempre recebendo os mais positivos retornos, criou um canal de relacionamento muito eficiente e humanizado, oferecendo uma experiência personalizada.
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