Esse ano o dias das crianças promete voltar com tudo! Perdendo somente para o Natal e para o Dia das Mães, o dia 12 de Outubro é muito importante para os varejistas de todo o país, por impulsionar fortemente as vendas no segmento infantil. Veja abaixo 5 dicas para faturar mais nessa data especial:
1. Aposte na decoração e atrações
Você provavelmente já estava passeando no shopping e se deparou com os olhinhos de uma criança brilhando em frente à vitrine de sua loja predileta. Isso mostra que elas, ainda mais que nós adultos, são intensamente visuais, e é aí que uma vitrine caprichada e atrativa faz a diferença na sua loja!
Neste Dia das Crianças, aposte em cores fortes e chamativas, e insira elementos como balões, animais de pelúcia e confete, mas sempre lembrando que o exagero de informações nunca é bem-vindo, e que a criança não é a única que deve se interessar pela sua vitrine; afinal, são os pais que comprarão os produtos.
Para além da fachada da loja, é importante que você consiga manter a atenção e interesse do cliente em seu interior, e já que estamos falando do público infantil, nada melhor do que fazer isso de uma maneira interativa e empolgante. Assim, excelentes ideias são a degustação de alimentos infantis como algodão-doce, balas ou pipoca e, a depender do custo, pode valer a pena montar serviços como pintura de rosto e contratar a presença de animadores fantasiados dos personagens que a garotada ama.
2. Promoções e Brindes
Quando se trata de datas comemorativas, iniciativas que engajam o consumidor são sempre bem-vindas. Nesse caso, vai depender da sua criatividade a escolha das melhores formas de levar os pais, tios ou avós, ao produto desejado.
Por exemplo, pense que é muito comum a necessidade de comprar mais de um presente, nos casos de padrinhos com mais de um afilhado ou famílias numerosas; então, faça descontos especiais do tipo pague 1 leve 2, seleções de brinquedos para gêmeos, e qualquer outra ação que faça o cliente adquirir tudo no mesmo local, facilitando o processo e o estimulando a retornar à sua loja em ocasiões futuras.
Além disso, lembre-se de que o interesse com essas iniciativas não se restringe aos pequenos, afinal, quem não gosta de uma promoçãozinha ou um brinde, não é mesmo? Considere, por exemplo, oferecer uma lembrança a cada pai que comprar um presente para o filho pela primeira vez, e as chances de ele escolher o seu produto novamente serão maiores!
3. Facilite a forma de pagamento
Embora o cenário seja mais positivo que o do ano passado, aliviar o bolso do consumidor com a facilidade de pagamento deve sempre ser uma estratégia a se levar em conta quando o objetivo é vender mais, já que não é apenas o preço que importa.
Pensando nisso, ofereça as praticidades que hoje em dia todo mundo procura no ato da compra, como o parcelamento, boleto bancário e desconto à vista. É claro que isso deve ser feito de acordo com a sua situação financeira atual, então avalie as possibilidades e tente aplicar aquilo que melhor se encaixa para você.
4. Propagandas e catálogos digitais
Se você ainda está pensando em aderir ao meio digital como forma de promover o seu estabelecimento, as datas comemorativas são uma ótima oportunidade para aliar a loja física à sua presença na web!
Aproveite a atmosfera alegre e o ânimo nostálgico dos consumidores nesta época do ano, e seja criativo com os posts nas redes sociais e nas campanhas de marketing digital por outras plataformas. Você pode, por exemplo, incentivar os usuários a contarem uma história saudosa de sua infância, ou lhes pedir para reviver uma foto das antigas. Por mais que isso não reflita diretamente no aumento das vendas, é um ótimo jeito de criar uma identificação especial com o seu cliente.
Além das redes sociais, é interessante divulgar aquelas promoções e brindes que já mencionamos, e também criar um catálogo on-line. Por lá, os seus clientes poderão realizar o pedido e combinar as condições de pagamento e entrega via whatsapp ou website.
5. Cuidado com a falta de estoque
Agora que você já sabe algumas ações inteligentes que vão te ajudar a lucrar no Dia das Crianças, a última dica de ouro que separamos se assemelha ao famoso ditado “é melhor prevenir do que remediar”. Afinal, de que adianta ter uma decoração linda para a criançada, oferecer promoções atrativas e facilitar o processo de vendas, se não há mais produtos para o consumidor adquirir?
De acordo com uma pesquisa feita pelo Senac de Minas Gerais, mais de 75% dos consumidores optam por fazer as compras do Dia das Crianças apenas na semana do dia 12 de Outubro. É pensando nisso que você deve se preparar antecipadamente para não correr o risco de deixar o seu cliente na mão, então entre em contato com os seus fornecedores e certifique-se de que seus pedidos chegarão a tempo e serão suficientes para suprir a alta demanda.
Uma opção interessante para contornar esse problema é negociar com os fornecedores a troca da mercadoria que sobrar do Dia das Crianças, por outros produtos. Para evitar que o seu estoque esvazie na hora h, é essencial que você tenha um programa de gestão do seu comércio.
Garantia da satisfação do cliente
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